Teoria

The Leak Testing Revolution. Easy, Fast and Smart.

Medidores de vazamentos por intercepração

Entende-se como sistema de teste de estanqueidade Compliance ou de interceptação um sistema capaz de medir as fugas no ambiente externo da cavidade que deve ser testada.

O exemplo prático mais difundido e explicativo é o da medição do vazamento do obturar das válvulas: é emitido ar de um lado e interceptada a fuga do lado oposto.

Esse conceito também pode ser aplicado a qualquer tipo de componente ou peça, considerando a possibilidade de fechar o componente em uma campânula e simultaneamente realizar a pressurização da parte interna.



A vantagem do sistema consiste na elevada sensibilidade (de acordo com a norma: 10 vezes > em relação aos sistemas Δp e 100 vezes em relação aos medidores de vazão) e na elevada velocidade de execução dos testes.

A elevada sensibilidade provém da possibilidade de medir a fuga como aumento de pressão em relação ao “zero” ambiente, sem ter problemas de offset.

A elevada velocidade se deve ao fato que (exceto no caso de aplicações especiais em componentes elásticos) todo o teste é efetuado durante a pressurização do componente e o resultado é quase imediato.

O teste é efetuado durante a pressurização do componente, o resultado é quase imediato. Considerando a necessidade de execução de uma campânula de teste, o sistema é indicado para teste em alta pressão com ar/nitrogênio, parar até 180 Bar, podendo ser estruturado de modo seguro para pessoas e objetos.
 

Em contrapartida, a complexidade da instrumentação encontra-se nos componentes pneumáticos sem segurança total: por isso, na maior parte das vezes, estes instrumentos incluem uma seção de teste de estanqueidade tradicional para verificar a correta estanqueidade da campânula fechada.


Costas Próximo