Teoria

The Leak Testing Revolution. Easy, Fast and Smart.

Medidore de vazamentos na vazão

Esse sistema permite medir de modo direto a vazão ou fluxo de ar gerado pelo vazamento. No fim das fases de enchimento e acomodação, o tempo de teste só é necessário para obter uma medida estável desta vazão: tempo que genericamente é muito breve (por exemplo: 0,1 Seg).



Este sistema é essencialmente constituído por um sensor de vazão, um sensor de pressão e um gerador de pressão constante na faixa da vazão de medição. A complexidade pneumática do sistema consiste em fornecer um batente de pressão constante, mas sem flutuações e ruídos, pois, ao contrário de sistemas Δ,p, a medida é realizada com descarga de pressão aberta.

A medida da vazão pode ser feita através de sistemas volumétricos compensados na temperatura ou atualmente, através de medidores mássicos.

No primeiro caso é aconselhável avaliar a CNR-UNI 10023 e as leis comuns da física dos gases para a compensação da temperatura.

A aplicação prática destes instrumentos para a medida dos vazamentos é feita basicamente em quatro casos:
 
  • Quando não é conhecido e é variável o volume do componente: por exemplo, motores no lado do óleo, bolsas ou recipientes muito elásticos;
  • Quando os tempos de teste devem ser reduzimos ao mínimo;
  • Quando é necessária uma medição de modo contínuo do vazamento para realizar análises e reparos;
  • Quando os vazamentos que devem ser medidos são tão elevados que um sistema Δp não consegue manter constante a pressão de teste, impedindo o cálculo correto do vazamento: válvulas de cartucho ou distribuidores de óleo, corrimentos em geral.

Geralmente, para as outras aplicações industriais os sistemas Δp são mais econômicos e duradouros por possuírem menos partes pneumáticas sujeitas a desgaste.


Costas Próximo